Reuters: UE diz monitorar, em vez de regular moedas virtuais
- aresaot
- 26 de jan. de 2016
- 2 min de leitura

"A União Europeia acompanhará, em vez de regular as moedas virtuais "sensacionalistas" por enquanto, porque são pouco conhecidas para justificar novas regras", disse um executivo na segunda-feira.
As 600 moedas virtuais em todo o mundo são minúsculas, o bitcoin sozinho corresponde a 90% do setor com: $ 7 bilhões, em comparação com o volume diário de cerca de $ 5000000000000 nos mercados cambiais globais.
As Moedas virtuais são negociadas on-line e não são apoiadas por um banco central. O colapso da troca bitcoin Mt. Gox há dois anos levantou preocupações sobre a proteção dos consumidores em um setor experimental, em grande parte auto-regulado.
Depois dos ataques em Paris em novembro passado, os formuladores de políticas também querem assegurar que as moedas virtuais não vão ser usadas para financiar o terrorismo.
A Comissão Europeia da UE tem poderes para propor regras a nível de bloco, mas um dos seus altos funcionários de serviços financeiros, Olivier Salles, disse que seu foco era sobre o controle em vez de propor novas regras.
"É fácil de falhar quando você regula, você pode ser demasiado cedo ou tarde. No ponto de vista da Comissão Europeia, estamos mais no lado de acompanhamento", disse Salles em uma audiência sobre moedas virtuais no Parlamento Europeu.
"Queremos entender melhor o que está acontecendo", disse Salles.
O executivo da UE está a estudar opções para impedir atividades como lavagem de dinheiro, mas "nós não estamos com pressa" para regular os produtos financeiros atrelados a moedas virtuais, acrescentou.
Sean Ennis, um economista no clube da OCDE de nações ricas, disse que a UE poderia aprender lições de como a Grã-Bretanha manteve requisitos regulamentares mais baixos para empréstimos peer-to-peer, permitindo ao setor inovar e crescer muito mais rápido do que no resto da Europa.
"Estou muito modesto sobre o potencial para a regulamentação", disse Ennis, ecoando primeiro papel do Fundo Monetário Internacional sobre as moedas virtuais publicadas na semana passada. "Respostas regulatórias devem estar em consonância com os riscos e não sufocar a inovação" disse Ennis.
Os formuladores de políticas estão voltando sua atenção para a tecnologia de blocos, conhecidos como blockchain, que tem o potencial de sacudir o sistema de pagamentos.
Jakob von Weizsaecker, um membro do centro alemão do Parlamento Europeu, disse que os reguladores são necessários para entender melhor a blockchain antes de se tornar mais comumente usados. Ele está compilando um relatório sobre as moedas virtuais, que a Comissão estudará, e disse que o monitoramento, ao invés da regulamentação imediata foi provavelmente o melho a se fazer.
Transações Bitcoin são dominadas por cerca de 20 empresas, disse Jeremy Millar consultor de tecnologia Magister Advisors.
"Eles estão querendo regulamentar,mas eles já estão registrados junto as entidades reguladoras, de um modo geral. Se as empresas e as atividades já estão regulamentadas, eu não sei o que isso significa "regulamentar a tecnologia", disse Millar.
A União Europeia estuda medidas para o próximo mês, para combater o financiamento do terrorismo.
Curtiu ? Compartilhe, deixe seu comentário.
(Reportagem de Huw Jones, Edição de Katharine Houreld)
Comments